sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ponto atrás

Já com muitas saudades do Bordado de Guimarães, retomamos a nossa saga pelos seus 21 pontos. E hoje calhou-nos na rifa o ponto atrás.



È um ponto realizado da direita para a esquerda.

Fazemos sair a agulha (A) um pouco antes de terminar a linha sobre a qual estamos a bordar e voltamos a introduzi-la no final. Ficando com um ponto mesmo no final da linha.



Posto isto damos um passo atrás, ou seja, encaminhamos a agulha para a esquerda fazendo-a sair um bocadinho antes de (A) para voltar a introduzir em (A).




E assim sucessivamente.


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

um serão, uma boina (passo a passo)

Gostei tanto de fazer esta boina que não resisto em partilhar a receita, é fácil e muito rápido:

1. Montar 9 malhas na agulha
2. Na primeira carreira fazer *uma malha em liga, laçada* e terminar com uma malha em liga ( se no final desta carreira estiverem 17 malhas na agulha e não nove : perfeito!!)
3. Na carreira seguinte, tal como em todas as carreiras pares tricotar TODAS malhas em meia
4. Passamos para a 3ª carreira e agora vamos tricotar *2 malhas em liga, laçada* terminando com uma malha de liga.

E daqui para a frente nas carreiras ímpares vamos sempre tricotando uma malha a mais, ou seja:
          5ª carreira *3 malhas liga, uma laçada*
          7ª carreira *4 malhas liga, uma laçada*

e assim sucessivamente até termos

                         * 15 malhas liga, uma laçada*

não esquecer que estas carreiras são sempre finalizadas com uma malha de liga

5. Tricotamos toda a carreira seguinte em meia (tal como nas restantes carreiras pares)
6. Neste ponto estaremos a iniciar a 31ª carreira e vamos tece-la do seguinte modo, *3 malhas juntas em liga, uma laçada*
7. No final fazemos canelado (1 malha meia, 1 malha liga) trabalhando ponto sobre ponto num total de 8 carreiras, rematamos...

... e está pronto a usar!!

 NOTA: eu usei agulhas numero 8 e o fio Etnic da Rosários4

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

gorros em tricot ( workshop )

Adorei a manhã de sexta-feira, apesar de estar um dia cinzento e chuvoso as três horinhas que passei na António Augusto de Aguiar iluminaram o meu dia.

Três formadoras, 8 ou 9 formandas, uma panóplia de novelos giríssimos para escolher e um de dois modelos para aprender a executar.

podíamos escolher entre fazer uma boina ou um gorro. O gorro era tricotado num ponto do qual nunca tinha ouvido falar: rosinhas de Portugal. E apesar do efeito conseguido com as rosinhas de Portugal ser muito, muito engraçado, acabei por escolher a boina.

Com a ajuda das formadoras lá fui conseguindo seguir o esquema e no final de três horas de muito tricot, alguma conversa e troca de opiniões o trabalho já ia a mais de metade...

Fui me embora com pena... por já ter acabado e principalmente por não ter aprendido a fazer, também, as rosinhas de Portugal. Mas trouxe a receita e muita vontade de a executar.

Quando sai para a rua, o céu continuava cinzento e a ameaçar chuva mas a disposição não era a habitual destes dias tristonhos. Sai de energias recarregadas e num frenezim para acabar a boina. Por isso quando percebi que tinha quarenta e cinco minutos de esperar quarenta minutos até ser hora de ir buscar os mais velhos à escola, dei pulos de alegria e toca de aproveitar para uma sessãozinha de tricot dentro do carro.  Não foi suficiente para terminar. Por isso pouco depois das nove e meia com a casa já em silencio e a criançada toda a dormir sentei-me no sofá com as minhas agulha por companhia e segui a receita ate ao fim.

E na manhã seguinte foi só coser e sorrir ao olhar para o resultado  final!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

mais golas...

Cá está a tal gola beringela de que falei à uns tempos atrás. Este é um daqueles felizes acasos em que uma asneirada até dá um excelente resultado:
Resolvi seguir uma receita que encontrei na net mas desconsiderei completamente o tamanho do cabo das agulhas circulares que era grande de mais!!! Sem dar por isso ao puxar as malhar para fazer os pontos o trabalho foi ficando enrolado sobre si mesmo. Quando percebi fiquei um bocadinho chateada e rematei a peça imediatamente  Apenas por descargo de consciência resolvi pô-la ao pescoço e qual não foi o meu espanto quando até gostei do que estava a ver ao espelho!! Gostei tanto que até já cá tenho um novelo para repetir!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

a correr...

... para terminar esta gola preta. Sexta-feira vou assistir a um workshop de tricot e preciso de levar umas agulhas numero 10. Só tenho estas e a ultima vez que tentei tirar um trabalho das agulhas a experiência foi no mínimo desastrosa ;-)
Há com certeza uma técnica para o fazer mas eu não a domino, de todo. E tempo para pesquisar também não. Portanto vamos lá ver se entre hoje e amanhã pomos um ponto final neste projecto.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ponto areia


Fácil! Fácil!!
Consiste simplesmente  em fazer um pequeno pontilhado aleatório até preencher a a área pretendida. Ponto por ponto uns para um lado... outros para outro até conseguir o efeito que vemos aqui em baixo.


já lá estamos...

no facebook!!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

De volta


As noites mal dormidas, as mamadas de 3 em 3 horas (às vezes de 2 em 2), o colinho obrigatório para um bebé acabadinho de aqui chegar e claro os restantes 3 maninhos... têm me mantido longe destas andanças... muitas vezes com vontade de aqui vir fazer, nem que seja um, postezinho.

Agora que o rapaz trocou definitivamente a maminha pelo biberão, cresce a olhos vistos e completamente saciado tranquilizou... por isso estou de volta!!!

Entre a dança dos biberons e a cantiga das fraldas já consigo ir dando uns pontinhos, já consigo tirar umas fotos... hoje não deixo bordados nem tricot fiquem com um garantido ATÉ AMANHÃ! :-)