quinta-feira, 26 de julho de 2012
Ponto canutilho ao pequeno almoço
Antes de começar a explorar o Bordado tradicional de Guimarães não tinha ainda experimentado este ponto. E devo confessar que ao principio o achei um pouco difícil mas a prática demonstrou que afinal não é assiiiiim tão difícil, só é preciso persistência até acertar com ele. Depois até é um ponto muito agradável de trabalhar.Claro que de vez em quando sai à quem do desejado (ver foto) mas aí a solução é a habitual: desmanchar e voltar a fazer.
Para começar o ponto, devemos fazer sair agulha junto ao motivo, enfia-la uns milímetros mais à frente (consoante queiramos o canutilho mais ou menos comprido) e voltar a fazer sair a ponta da agulha no buraquinho inicial.
Agora pegamos na linha que sai do fundo da agulha e vamos enrola-la à volta da ponta que está a sair do linho (damos 5 a 7 voltas conforme o tamanho desejado).
Posso estar enganada mas a sensação que me dá é que o "truque" deste ponto é precisamente a tensão colocada na linha enrolada à volta da agulha. Não convém deixar frouxo mas se apertarmos demais vamos ter dificuldade em executar o passo seguinte.
Porque agora devemos empurrar a agulha fazendo-a deslizar até que a linha fique enrolada no principio do fundo da agulha mantendo o final da agulha preso por baixo do linho.
Depois é virar a agulha para nós, ou seja: como pudemos ver na imagem em cima, neste momento da execução é o fundo da agulha que está a apontar para nós portanto é pegar na ponta e aponta-la nossa direcção.
A agulha está presa debaixo do meu dedo, a linha enrolada no fundo da agulha e a ponta da agulha (que não se vê está a apontar na minha direcção. De seguida passar o dedo para cima do rolinho e puxar linha e agulha até ao final. Por fim vamos travar o ponto introduzindo a agulha junto ao final do rolinho.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário